Dias do Renascimento 2021

Entre 16 e 24 de outubro

Exposições de Fotografia

Vergílio Correia (1888-1944)
Um olhar fotográfico
… e a descoberta do património de Santa Iria.

Exposição a decorrer na galeria municipal do Castelo de Pirescouxe, inauguração da exposição, dia 16 de Outubro, às 15h00.

Vale de Flores Entre o Passado e o Futuro
Alma, Matéria e Memória.

Exposição a decorrer na envolvência do Castelo de Pirescouxe, inauguração da exposição, dia 16 de Outubro, às 15h00.

Espectáculo

Peça do Coração: Excalibur
Direcção artística de Tengner de Barros

A decorrer na Sociedade 1º de Agosto em Santa Iria da Azóia, dia 16 de Outubro, às 21h00.

Palestra

As Origens de Santa Iria. Síntese e Apreciação do Estado da Arte
Orador: Gustavo Pacheco Pimentel

A decorrer na igreja de Santa Iria da Azóia dia 24 de Outubro, às 17h00.

Visita

Vale de Flores
Visita a Vale de Flores
ESGOTADA

Quinta de Vale de Flores dia 24 de Outubro, às 10h00.
Inscrição limitada a 20 participantes para [email protected]

O Projeto – geral

a) É um projeto cultural promovido pela Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural de Santa Iria da Azoia (ADPAC), em parceria com outras associações e entidades que se revejam nos objetivos definidos e que revelem, em cada edição, interesse em o integrar .
b) Assume como bandeira o Património e Cidadania, promovendo-os como dois dos pilares estruturantes da qualificação, desenvolvimento e qualidade de vida local.
c) A programação procurará ter como instrumentos de comunicação e elementos de concretização a ciência/cultura científica e a arte.
d) Terá como objetivos marginais: promover a criação artística inspirada em Patrimónios, dar a conhecer projetos de arte e científicos, ancorados nos universos de Património e Cidadania, privilegiando os que cruzem os dois. Pretende, ainda, “abrir janelas” e fazer pontes para um futuro programa de ocupação de Vale de Flores.
e) O dia-marco para a realização da iniciativa é o 20 de outubro – Dia de Santa Iria – que pretendemos promover como dia de referência na identidade local, não apenas numa vertente religiosa, mas, também, e sobretudo, por estar associado à fundação da freguesia há mais de 7 séculos.

O Projeto em 2021

Nascido em 2019 para celebrar e comunicar o “renascimento” da Quinta de Vale de Flores, foi assumido, desde logo, que até conclusão da 1ª parte da obra, aquele seria o tema inspirador e modelador deste projeto cultural.
Dias de Renascimento, embora sonhado e concebido pela ADPAC, tem na sua matriz fundadora um trabalho em rede com vários parceiros , e sem ele perde sentido e até capacidade de concretização.
Vários constrangimentos, motivados, sobretudo, pela situação pandémica, determinaram a dinâmica que conduziram ao perfil, programação e, até, ao tema deste ano :

Vale de Flores entre o Passado e Futuro – Alma, Matéria e Memória

Assim, em termos genéricos, este ano terá os seguintes vetores:

  • – Uma atividade de comunicação pela arte dum tema relacionado com o património.
  • – Duas exposições uma que cruza património e cidadania e outra que aborda o “renascimento” de Vale de Flores.
    – Produção de um símbolo material do evento.
    – Produção de peças “Vale de Flores -Matéria e Memória “ criadas pelo arquiteto Pedro Pacheco coautor do projeto de arquitetura de recuperação de Vale de Flores . Estas têm o objetivo de ser entregues no Agrupamento de Escolas de Santa Iria, fazendo parte daquilo que se pretende que venha a constituir um ritual de passagem de testemunho na vertente de defesa de Vale de Flores.
    – Esboço, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Santa Iria da Azoia de um projeto pedagógico.
  • – “Incubadora” de iniciativas de comunicação de “fórmulas/lições cidadãs” pela defesa e valorização do Património – “CONVERSAS AVULSAS COM ASAS “

1 comentário em “Dias do Renascimento 2021”

  1. Pingback: Caderno Dias do Renascimento 2021 – Associação de Defesa do Património Ambiental e Cultural de Santa Iria da Azóia

Comentários encerrados.