ANÁLISE DOS VALORES NATURAIS E SITUAÇÃO DAS LAGOAS DO ANTIGO PARQUE BP E SUA MONITORIZAÇÃO ENTRE JULHO DE 2024 E JUNHO DE 2025

A Quinta do Ferral , onde outrora existiram salinas,  pertencentes ao  morgadio da Quinta das Amoreiras (Condes de Alva | Marqueses de Santa Iria)  e onde,  entre os anos 60 e  finais de 90 do século XX, foi instalado o Parque de Combustíveis da BP , começou a partir do desmantelamento desta  unidade um processo de restauro espontâneo.  


Esta  área está  localizada   junto ao Estuário do Tejo  e é confinante com a sua Zona de Proteção Especial; tem  um  elevado valor paisagístico  tendo-se tornado  numa zona importante para a avifauna existente no contexto do estuário do Tejo  devido a 3 lagoas aí existentes  e a condições  ambientais muito especificas .

 
Visitamos o local desde 2013, mas só no último ano foi possível fazer a sua monitorização de forma regular com orientação do ornitólogo Vítor Encarnação a quem aproveitamos para agradecer publicamente.


“Assim, tendo em conta a dimensão muito reduzida do local, em particular das lagoas existentes e das espécies que ali ocorrem, podemos afirmar que se trata de um espaço de enorme importância para algumas das espécies reprodutoras no âmbito do Estuário do Tejo.

Essa importância está reconhecida pelo número de casais nidificantes de algumas das espécies, em particular de Sterna albifrons (chilreta) e Netta rufina (pato-de-bico-vermelho) mais concretamente pelo sucesso reprodutor da generalidade delas no local, e expresso pela taxa de sobrevivência das crias que tem sido observado. No caso da primeira, será provavelmente a maior e mais produtiva colónia da espécie no país.” ( Vítor Encarnação). 

Análise e  parecer  do conceituado ornitólogo Vítor  Encarnação sobre  as características  e valores do local  

 Relatório  fotográfico do levantamento realizado pela  ADPAC  entre  julho de 2024 e junho de 2025 ,  nas  3 lagunas  existentes, (  3  documentos  correspondentes respetivamente  aos  períodos  julho-outubro 2024; novembro 2024 – março de 2025 e  abril- junho de 2025. Dentro de cada período a organização faz-se por Laguna com foco na avifauna presente e nos ciclos de água de cada uma das estruturas. Juntou-se ainda, destacado em ” slides” de fundo castanho as estruturas complementares e com valor significativo para o funcionamento dos habitats. 

Adicionalmente informamos que na página do e-bird existe a estação de Santa Iria onde podem encontrar também registos da avifauna neste local.