O paço do avô de D. Nuno Alvares Pereira nos Manjões

O paço do avô de D. Nuno Alvares Pereira nos Manjões ( hoje , também, conhecido por Monjões)

Numa publicação anterior –  D. Gonçalo Pereira e os Manjões  – já nos tínhamos referido a ligação de D. Gonçalo Pereira aos Manjões e prometido fazer uma publicação sobre aquilo que se sabe sobre a casa , em Santa Iria daquele que foi arcebispo de Braga .
A Fonte principal é José MARQUES “ Devastações biscainhas na quinta da Azóia ( 1381), in “ Revista Portuguesa de História, Coimbra, tomo 31(2) 1996, pp 191-217 Revista Portuguesa de História ; tomo XXXI; Volume II; Coimbra 1996 ; FLUC/IHES /

A 24 de Novembro de 1334 D. Gonçalo Pereira adquire a Maria Peres, por 1500 libras , uma propriedade nos Manjões que tinha sido herdada em 1319 pelo seu pai do deão de Silves .
Os documentos que partilhamos dão-nos pistas importantes sobre o tipo de produções que existiriam na altura , a estrutura de uma casa e o impacto das invasões biscainhas em Santa Iria . Chamamos, ainda, a atenção para a expressão que a produção de vinho teria nesta altura nesta povoação, conforme se pode deduzir a partir do numero de lagares existentes no paço .

Artigo publicado no Facebook